terça-feira, 19 de abril de 2011

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) - Parte 2

Vantagens e desvantagens do uso de um SGBD

1. Controle de Redundância

No processamento tradicional de arquivos, cada grupo de usuários deve manter seu próprio conjunto de arquivos e dados. Desta forma, acaba ocorrendo redundâncias que prejudicam o sistema com problemas como:

• toda vez que for necessário atualizar um arquivo de um grupo, então todos os grupos devem ser atualizados para manter a integridade dos dados no ambiente como um todo;

• a redundância desnecessária de dados levam ao armazenamento excessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.

2. Compartilhamento de Dados

Um SGBD multi-usuário deve permitir que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo. Este fator é essencial para que múltiplas aplicações integradas possam acessar o banco.

O SGBD multi-usuário deve manter o controle de concorrência para assegurar que o resultado de atualizações sejam corretos. Um banco de dados multi-usuários deve fornecer recursos para a construção de múltiplas visões.

3. Restrição a Acesso não Autorizado

Um SGBD deve fornecer um subsistema de autorização e segurança, o qual é utilizado pelo DBA para criar “contas” e especificar as restrições destas contas; o controle de restrições se aplica tanto ao acesso aos dados quanto ao uso de softwares inerentes ao SGBD.

4. Representação de Relacionamentos Complexos entre Dados

Um banco de dados pode incluir uma variedade de dados que estão interrelacionados de várias formas. Um SGBD deve fornecer recursos para se representar uma grande variedade de relacionamentos entre os dados, bem como, recuperar e atualizar os dados de maneira prática e eficiente.

5. Tolerância a Falhas

Um SGBD deve fornecer recursos para recuperação de falhas tanto de software quanto de hardware.

6. Quando não Utilizar um SGBD

Em algumas situações, o uso de um SGBD pode representar uma carga desnecessária aos custos quando comparado à abordagem processamento tradicional de arquivos como por exemplo:

• alto investimento inicial na compra de software e hardware adicionais;

• generalidade que um SGBD fornece na definição e processamento de dados;

• sobrecarga na provisão de controle de segurança, controle de concorrência, recuperação e integração de funções.

Problemas adicionais podem surgir caso os projetistas de banco de dados ou os administradores de banco de dados não elaborem os projetos corretamente ou se as aplicações não são implementadas de forma apropriada. Se o DBA não administrar o banco de dados de forma apropriada, tanto a segurança quanto a integridade dos sistemas podem ser comprometidas. A sobrecarga causada pelo uso de um SGBD e a má administração justificam a utilização da abordagem processamento tradicional de arquivos em casos como:

• o banco de dados e as aplicações são simples, bem definidas e não se espera mudanças no projeto;

• a necessidade de processamento em tempo real de certas aplicações, que são terrivelmente prejudicadas pela sobrecarga causada pelo uso de um SGBD;

• não haverá múltiplo acesso ao banco de dados.

Autor: F.C.T. - Unimar - Universidade de Marília

Um comentário:

  1. numa rede pública, podemos usar o banco de dados e compartilhar algumas informações?

    ResponderExcluir