quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vantagens e desvantagens de um Banco de Dados

Vantagens e desvantagens de um Banco de Dados





Vantagens:
rapidez na manipulação e no acesso à informação,
– redução do esforço humano (desenvolvimento e utilização),
disponibilização da informação no tempo necessário,
– controle integrado de informações distribuídas fisicamente,
– redução de redundância e de inconsistência de informações,
– compartilhamento de dados,
– aplicação automática de restrições de segurança,
– redução de problemas de integridade. 

Desvantagens: 

Redundância e inconsistência de dados: muitos programadores diferentes e programas implementados em linguagens diferentes podem gerar arquivos de formatos diferentes. Informações podem estar duplicadas em diversos lugares. Gera inconsistência pois estas cópias podem estar com valores diferentes. 

Dificuldade no acesso aos dados: um diretor deseja a lista de todos os clientes que moram na cidade de CEP 34863. Ou ele extrai manualmente esta informação de uma lista de clientes ou pede a um programador escrever um programa que aplicativo. Suponha mais tarde que o mesmo diretor deseje uma lista com os clientes com mais de $10000. Tal lista não existe e novamente o diretor tem as duas opções. 

Isolamento dos dados: como os dados estão espalhados, em arquivos separados e com formatos diferentes, é difícil escrever novos programas aplicativos para recuperar os dados adequados. 

Anomalias de acesso concorrente: para aperfeiçoar o desempenho geral do sistema e obter tempo de reposta mais rápido, deixamos que múltiplos clientes acessem e atualizem os dados simultaneamente. Isso gera dados inconsistentes. Exemplo: dois clientes sacarem dinheiro de uma mesma conta corrente. 

Problemas de segurança: nem todo usuário do sistema de BD deve ter acesso a todos os dados. Por exemplo: o RH pode ter acesso às informações cadastrais dos clientes, mas não aos valores de conta corrente. Se novos programas aplicativos forem adicionados, é difícil assegurar tais restrições de segurança. 

Problemas de integridade: os valores dos dados armazenados necessitam satisfazer certas restrições. Por exemplo, o saldo nunca estar abaixo de $25. Estas restrições podem estar contidas nos programas aplicativos, mas quando novas restrições forem adicionadas, é difícil de alterar estes programas.

Autor: Prof. André Rodrigo Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário